Você é profissional autônomo e não sabe como aprovar seu crédito no Casa Verde Amarela? Vamos explicar tudo que você precisa saber!
Mas o que é o programa Casa Verde e Amarela?
É um Programa do Governo Federal que tem como objetivo promover o direito à moradia a famílias residentes em áreas urbanas, com renda mensal de até R$ 7.000,00 (sete mil reais), associado ao desenvolvimento econômico, à geração de trabalho e renda e à elevação dos padrões de habitabilidade e de qualidade de vida da população urbana.
Menor taxa do mercado
Apesar de outras instituições financeiras aderirem a parceria com o programa, as taxas de juros praticadas pela Caixa Econômica Federal são as menores e de acordo com a renda da sua família.
Seguro Garantia Caixa
A Caixa Seguradora criou um seguro que garante que os contratos firmados das empresas contratantes sejam cumpridos.
Subsídio
O subsídio do programa é um valor oferecido pelo Governo Federal para pessoas individuais ou famílias que entram no financiamento pelo programa habitacional e tem uma quantia calculada baseada na sua renda familiar e outros atributos avaliados, com o intuito de diminuir o valor financiado, que é abatido no preço final do imóvel, gerando um desconto.
A dúvida é: Tenho direito de participar do programa mesmo não tendo carteira assinada, sendo profissional autônomo?
A resposta é: SIM! E como comprovar a renda sendo um profissional autônomo? Existem algumas maneiras de fazer, sendo elas:
Movimentações bancárias
A movimentação bancária é uma das mais utilizadas, indicada para rendimentos que não são comprovados por um documento oficial.
Para estar apta, a conta precisa ser corrente, não poupança, e deve possuir limite de cheque especial. Para aprovação é necessário a apresentação dos últimos 3 extratos bancários da conta, sendo eles do mês completo (do primeiro ao último mês).
É importante que todo dinheiro movimentado no mês passe pela conta, pois é o meio de comprovar que determinada quantidade foi movimentada.
Algumas observações são:
- A conta corrente deve ter no mínimo 6 meses de abertura
- Não são aceitos extratos emitidos pelo autoatendimento
- Você deve ser o titular da conta
- Não são aceitos extratos sem movimentação por um período igual ou maior que 30 dias nos últimos 3 meses
- Não são aceitos extratos quando em algum dos meses a movimentação bancária ficou restrita a apenas 1 saque ou depósito
Imposto de renda
Uma das opções é declarar o imposto de renda. Esse método é indicado para o profissional autônomo que recebe mais que R$2380,00 ao mês, por isso não pode ser isento do imposto. Da mesma forma, é importante manter as movimentações bancárias, o banco precisará da comprovação para embasar a declaração de imposto de renda. O bom é que assim é possível que as movimentações sejam feitas na poupança, não apenas na conta corrente.
A declaração de imposto de renda demonstra maior credibilidade para a Caixa, pois nela contém todos os recebimentos e pagamentos do ano anterior.
A validade da declaração é de 1 ano, mantenha sempre atualizada.
Clientes MEI
Só podem ser enquadradas na categoria MEI as empresas com faturamento de até R$ 81 mil por ano ou R$ 6.750 por mês.
O Microempreendedor pode comprovar a sua renda apresentando:
- A declaração e recibo de imposto de renda;
- O extrato do PGMEI (comprovante do recolhimento do DAS), a declaração anual;
- Recibo do simples nacional do MEI e certificado de condição do micro empreendedor.
O profissional autônomo MEI na maioria das vezes, utiliza a movimentação bancária, por ser mais simples de comprovar.
Contas pagas
Nesse método, é necessário apresentar 3 recibos dos pagamentos dos gastos dos últimos 3 meses. É possível apresentar os recibos de todas as despesas, mas a preferência é para as contas de valor alto.
Contrato de prestação de serviços
O comprovante de prestação de serviços também pode ser utilizado pelo profissional autônomo para a comprovação de renda, que será emitido sempre que for realizado um serviço. Além de comprovar o faturamento, esse método também comprova a atividade exercida pelo profissional.
Para ocorrer a aprovação, é necessário apresentar o contrato no cartório, com reconhecimento de firma, junto com os comprovantes de recebimento dos últimos 6 meses.
Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos
A DECORE é aceita desde o ano 2000 como comprovante de renda autônoma. Ela deve ser feita por um profissional habilitado e precisa ter o selo DHP (Declaração de Habilitação Profissional).
Empresários
Agora para você, empresário autônomo, os documentos necessários são:
- a declaração e recibo do IR,
- o contrato social da empresa,
- a inscrição do CNPJ,
- os contracheques (pró-labore),
- o comprovante de recolhimento do INSS,
- a declaração do IR de PJ e
- a certidão negativa de tributos federais para empresa limitada.
- além dos documentos pessoa física
Algumas dicas importantes:
Para abrir uma conta corrente você precisará:
- Ir até o banco de sua escolha
- Levar os documentos necessários, no caso da Caixa é o CPF, RG e Comprovante de Residência
- Assinar os formulários necessários e solicitar.
Para uma boa movimentação bancária, é importante seguir algumas dicas:
- Ter no mínimo 3 entradas na conta por mês;
- Utilizar o internet banking do banco para pagar as contas, assim fica mais fácil rastrear as movimentações;
- Não fazer saques é muito importante, pois dessa forma não é possível saber em que foi gasto o valor sacado, e abre espaço para o banco achar que pode existir um outro financiamento em aberto, o que não é aconselhável.
- Ter uma conta corrente para comprovação de movimentação bancária é a dica essencial.
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