Após os grandes gastos do fim do ano, pagar as contas do início de ano pode ser bem desafiador. São contas que vão precisar ser pagas em algum momento, embora haja a possibilidade de pagar à vista ou por parcelamento. Apesar das dificuldades, um bom planejamento financeiro pode te ajudar a pagar com menos sufoco. Preparamos uma lista com 6 dicas que podem te ajudar, confira.

1) Liste suas contas do início de ano

Dizem que o ano só começa de verdade depois do Carnaval e a verdade é que muita gente decide pagar as contas de início de ano neste período. Então, esse é o melhor momento para organizar as suas finanças e saber exatamente quais contas você precisa pagar.

As contas de início de ano não são as mesmas para todas as pessoas, por isso, listamos as principais delas para você não se esquecer de nenhuma. Confira quais são elas.

-IPVA: para quem possui pelo menos um automóvel, é preciso pagar anualmente o IPVA, o Imposto sobre Veículo Automotor. A data do pagamento varia de acordo com cada estado, sendo que pode ser feito em parcela única entre janeiro e março. Para quem optar pelo parcelamento, ele pode ser feito em até 3x. Para os condutores sem infrações, há a possibilidade de abatimento no valor, que varia entre 5 e 15%, dependendo do estado.

-IPTU: se você tem um imóvel próprio, o início de ano também é o período para pagar o IPTU – Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana. Vale a pena checar com a prefeitura da sua cidade quais são as condições de pagamento, datas limite e possíveis descontos para o pagamento à vista.

-Matrículas e material escolar: para quem tem filhos, é o período de renovação de matrícula e compra de material escolar. Não se esqueça de incluir essas despesas como contas do início de ano.

-Viagens e despesas do final do ano: fim de ano é um período em que muita gente chuta o balde, faz compras no crédito e, às vezes, gasta mais do que pode. Mas as contas chegam e é preciso se preparar para pagar. Por isso, inclua também as viagens que fez, gastos com presentes, festividades e outros gastos extras do período.

2) Utilize seu décimo terceiro

Se você poupou o seu décimo terceiro para alguma eventualidade, pode ser uma boa solução utilizar o valor para pagar as contas deste período. É mais vantajoso retirar da sua reserva de emergência do que apelar para um empréstimo ou mesmo pagar juros por atrasos.

Se você não guardou o décimo terceiro, que tal fazer diferente esse ano? Coloque nas suas metas financeiras para esse ano guardar uma parcela do benefício.

3) Faça um planejamento financeiro

Planejamento financeiro é a chave para ter mais saúde financeira. Podemos pensar na sua importância ao lembrar que imprevistos acontecem com todo mundo, mas estar prevenido é o que ajuda a reverter a situação. Portanto, ao receber as contas de início de ano, se planeje para quitar os débitos, de acordo com a sua situação financeira.

O planejamento financeiro é uma ferramenta interessante justamente por se adequar à diferentes realidades financeiras. Isso significa que pagar à vista ou parcelas as contas do início de ano é uma escolha que deve ser feita de acordo com cada realidade. Pagar as contas à vista pode até oferecer descontos, mas para alguns orçamentos não é possível pagar dessa forma. Portanto, observe sua realidade atual e se planeje de acordo com ela.

4) Priorize as dívidas

Se além das contas do início de ano você começar 2023 com dívidas, não se preocupe. Lembre-se que todas as pessoas estão sujeitas a passar por imprevistos e as dívidas nem sempre são falta de planejamento. Agora, é preciso conhecer o valor devido e se planejar para quitar.

 

5) Corte gastos desnecessários e evite fazer novas dívidas

Antes de mais nada, não adianta negociar as dívidas que tem e continuar mantendo gastos desnecessários. Enquanto você estiver quitando seus débitos, é necessário apertar o cinto e cortar do seu orçamento custos excessivos.

Ou seja, a mensalidade da academia que você não vai, o delivery da comida, a assinatura daquele streaming que você não assiste e principalmente compras por impulso. Aliás, tente resistir as promoções das grandes liquidações de início de ano. Avalie se realmente você precisa daquela TV maior ou daquele celular novo. Saiba que tudo que não é de extrema urgência pode e deve ser adiado.

Outro ponto é que o estilo de vida da sua família e suas necessidades vão indicar quais as contas que podem ser cortadas. Saiba que as pequenas economias do dia a dia é que fazem muita diferença no final do mês. Por exemplo:

  • Apagar a luz ao sair dos cômodos da sua casa;
  • Colocar o chuveiro na posição verão no período de calor;
  • Reduzir o tempo de banho;
  • Juntar mais roupas para usar a máquina de lavar uma vez só na semana, se possível;
  • Entre outras formas de economia em casa.

Afinal, se todos os membros da sua família se envolverem na economia, juntos poderão garantir uma sobra nos ganhos no fim do mês. O esforço conjunto valerá a pena para que todos possam realizar os sonhos!

6) Faça uma renda extra

O caminho para aumentar os ganhos mensais é fazer uma renda extra. Se mesmo cortando os gastos desnecessários e controlando o orçamento ainda faltar dinheiro para quitar as dívidas, a renda extra é uma solução viável.

Você pode realizar algumas atividades, vender ou criar produtos que podem complementar seus ganhos. A seguir, listamos algumas opções que podem render um bom dinheiro e completar seu orçamento:

-Trabalhar em eventos comerciais;
-Passear e/ou cuidar de animais de outras pessoas;
-Ser motorista de aplicativo;
-Vender roupas e objetos que você não usa mais;
-Fazer artesanato e vender na internet;
-Comercializar alimentos (marmitas, bolos, doces etc.);
-Alugar um quarto/cômodo de sua casa de vez em quando;
-Animar e organizar festas;
-Ofereça serviços freelances, como: criar textos, fazer a contabilidade de alguém ou de uma empresa, fazer artes para redes sociais, fotografar eventos; entre outras opções de serviços.

Sendo assim, fazer um trabalho extra pode aumentar seu orçamento para quitar suas contas de início de ano. Após o pagamento das dívidas, mantenha esse hábito para começar a investir seus ganhos.

 

Por fim, ao organizar suas finanças e controlar seus gastos, você fica mais próximo de realizar o sonho da casa própria. A casa própria dos seus sonhos está aqui na Lyx. Confira os apartamentos à venda e conte com a gente nesta conquista!

Deixe seu comentário

Veja também