O jardim vertical com plantas artificiais é uma ótima opção para ambientes pequenos, com pouca entrada de luz, e para quem não tem tempo de cuidar das plantas vivas. Sua estrutura traz cor e personalidade ao ambiente, parecidas com folhas naturais, as folhas artificiais exigem menos cuidado e atenção, garantindo elegância e alta durabilidade. Flores e plantas artificiais são ótimas para compor ambientes, uma vez que elas não amarelam, não necessitam de luz, água ou poda, não murcham, não sofrem com infestações de pragas ou com o clima. A tendência surgiu com a proposta de combinar o design urbano com a natureza, transformando simples “espaços de concreto” em ambientes mais agradáveis e harmoniosos.

Aqui no blog, já falamos sobre o jardim vertical feito com plantas naturais. Com dicas de como montar, e até os tipos de plantas que são ideais para compor a estrutura. Dá uma olhadinha para decidir qual forma ficará melhor aí na sua casa!

Mas, o que é um jardim vertical com plantas artificiais?

O jardim vertical com plantas artificiais é basicamente formado por flores artificiais estruturadas sobre um painel fixo na parede. As plantas são colocadas em grades de ferro ou estruturas em madeira e bambu. Podem ser diversos tipos de plantas, sozinhas, penduradas, dando um efeito cascata. Ou ainda postas em vasos, que serão acoplados nessas bases. A sua composição floral é similar a uma linda obra de arte e sua presença no espaço traz um toque orgânico principalmente aos ambientes internos, que muitas vezes estão desprovidos da presença de luz e ventilação constante.

Nesta direção, o jardim vertical com plantas artificiais se torna uma excelente opção para aqueles que desejam trazer um pouco mais de verde para dentro do seu ambiente, sem ter que se preocupar com a durabilidade das plantas e seu custo de manutenção, uma vez que suas estruturas são plastificadas.

Mesmo feitas artificialmente, elas apresentam um excelente acabamento, muito semelhante aos exemplares reais. Isso confere um resultado sofisticado ao seu jardim vertical, não fazendo qualquer distinção de um montado com plantas naturais.

10 benefícios do jardim vertical com plantas artificiais:

·         Não necessita de iluminação natural e ventilação;

·         Não precisa de sistema de irrigação;

·         Não necessita de manutenção de cultivo;

·         Não atrai pragas e insetos;

·         Pode compor a decoração de ambientes internos e ambientes externos;

·         Pode ficar exposto em locais com ar-condicionado;

·         Serve de barreira acústica;

·         Sua estrutura é resistente a mudanças de temperatura no ambiente;

·         Sua estrutura é desenvolvida sob medida, podendo ser fixada nos mais diferentes cômodos;

·         Sua presença no ambiente transmite aconchego e conforto as pessoas.

Trouxemos também, esses 3 passos para você que quer ter um jardim vertical com plantas artificiais em casa:

Escolha o local adequado

O primeiro passo para começar a pensar em como fazer jardim vertical com plantas artificiais é escolher o local.

Jardim vertical com plantas artificiais em espaços internos

O jardim vertical artificial interno cumpre com maestria sua missão de levar mais verde e aconchego para os ambientes em que é incorporado. O que antes era considerado brega, sem graça e sem brilho, hoje a presença do vertical artificial interno é sinônimo de elegância e sofisticação. Seja na cozinha, na sala, no escritório, na sala de jantar ou lavabo.

Jardim vertical com plantas artificiais

Jardim vertical com plantas artificiais em espaços externos

O jardim vertical artificial na área externa chegou como uma excelente solução para todos aqueles que não abrem mão do verde no ambiente, mas não dispõe de muito tempo para regar e cultivar suas plantas. Com muita criatividade e imaginação é possível montar um lindo jardim vertical artificial na varanda, na churrasqueira e até na área de lazer do seu apartamento.

Jardim vertical com plantas artificiais

Selecione a estrutura do seu jardim vertical

Após definir o local que será usado para a produção do jardim vertical, chega a hora de escolher qual será a base dele. Ou seja, o que irá cobrir a parede e servir de suporte e chamariz para todos os outros detalhes. Alguns exemplos são:

·         treliça de jardim;

·         grade de madeira;

·         chapa de compensado de madeira.

Se optar pela grade de madeira:

E quiser fazer em casa, você vai precisar de:

·        14 ripas de madeira de 100cm x 4,5cm x 2cm;

·        2 ripas de madeira de 150cm x 4,5cm x 2cm;

·        Lixa para madeira;

·        34 parafusos de 4cm.

Fixe duas ripas nas extremidades, e deixe 12cm de espaço de cada lado. Faça as marcações e fure a madeira para encaixar as ripas umas nas outras. Deixe um intervalo de 6,5cm entre cada ripa. Fixe na parede.

Jardim vertical com plantas artificiais

Se escolher a treliça de jardim, você precisará de:

Para a treliça de jardim, você pode seguir a mesma linha da grade de madeira, podendo deixar na diagonal. Uma forma fácil de fazer, é escolher ripas de bambu com o mesmo tamanho, entrelaçar as peças na diagonal, encaixando uma ripa sobre a outra, com diferença de em média 10cm de distância para cada conexão, prendendo com uma corda e formando uma estrutura.

Jardim vertical com plantas artificiais

Chapa de compensado de madeira

Pegue uma chapa de compensado e pinte de preto ou de verde, da tonalidade que melhor harmonize com os tipos de flores e plantas artificiais escolhidas, como o verde-musgo, por exemplo.

Adicione elementos

Adicionar elementos ao jardim vertical, além de torná-lo único, faz com que ele transborde a sua personalidade! Separamos algumas ideias para te inspirar:

·         folhagens de diferentes tipos e tamanhos;

·         arranjos pendentes com suculenta;

·         arranjos de flores para pendurar;

·         cachepot.

Encaixe com firmeza os pedaços de grama artificial (os de 30 mm são os ideais para jardim) até preencher todo o espaço da estrutura.

Coloque uma a uma as plantas escolhidas. Comece com aquelas da parte mais alta e continue o processo de cima para baixo.

Observe se todos os quadradinhos de grama sintética estão ficando com a mesma aparência harmoniosa na decoração ou se nenhuma planta, flor ou folhagem está destoando do seu jardim vertical. Ele deve ter uma aparência bonita, harmoniosa e natural.

Jardim vertical com folhas artificiais no salão de festas do Condomínio Clube Califórnia

Seguindo as dicas que contamos aqui, construímos um jardim vertical com folhas artificiais no salão de festas do Condomínio Clube Califórnia, além de dar dicas, contamos tudinho sobre a nova decoração.

Para quem ficou com gostinho de quero mais, nessa pasta do Pinterest salvamos várias referências de Jardim Vertical, confere lá!

Jardim vertical com plantas artificiais

Comments are closed.

Veja também