Você já deve ter visto em filmes norte-americanos a prática de jogar golfe em grandes clubes da alta sociedade, não é mesmo?

Quando se fala em golfe, o nome logo é associado ao jogador Tiger Woods. Ele não é apenas o maior nome do esporte, como também o mais bem pago desta modalidade. Fortemente influenciado pelo seu pai, Earl, ele teve seu primeiro contato com um campo de golfe com apenas 18 meses de idade.

Aos dois anos de idade seu pai o inscreveu num torneio para crianças de no máximo 10 anos de idade, e adivinhem o que aconteceu: sim, ele venceu com folga. Aos 14 anos, Woods começou a vencer os torneios juvenis que apareciam pela frente. Correu o país inteiro ganhando de jogadores mais velhos que ele e até hoje é o maior nome do esporte.

Mas afinal, como se joga golfe?

O jogo consiste em sair de um local determinado (Tee), em campo aberto, e embocar a bola no menor número de tacadas possível, em buracos estrategicamente colocados em distâncias variadas (Green). O jogo normalmente é disputado em percurso de 18 buracos e, numa competição, quem totalizar o menor número de tacadas ao término dos 18 buracos é o campeão.

A adaptação do esporte ao minigolf

A prática do minigolfe surgiu nos Estados Unidos no início do século 20, a partir de uma simples brincadeira entre amigos, pelos campos de golfe oficiais. Com o passar dos anos consagrou-se como uma das grandes paixões de crianças, adolescentes e adultos em várias partes do mundo. Hoje em dia, nos EUA e em diversos países da Europa, o minigolfe é tratado como atividade que mobiliza milhões de pessoas nos seus milhares de campos, onde são disputados campeonatos nacionais e mundiais.

A Lyx Engenharia, sempre pensando em trazer o mais alto requinte de lazer para seus condomínios, inaugura seu primeiro MINIGOLFE no condomínio clube California, em Campo Largo, e essa matéria é pra te contar como funciona esse esporte de pertinho, pois vem muito mais por aí nos próximos lançamentos

minigolf condominio california
mi

O Minigolfe surgiu justamente da necessidade de expandir o golfe a mais pessoas, e tornar essa atividade mais acessível para todos. Os momentos felizes vividos com a família ficam para sempre na lembrança. Não é raro encontrar pelos campos espalhados pelo mundo pais jogando com seus filhos e até mesmo alguns avôs e avós participando da brincadeira. É uma das poucas atividades saudáveis onde toda a família pode se divertir junta. Quem ainda não jogou golfe, com certeza não pode perder esta oportunidade.

Os campos de minigolfe são majoritariamente em grama, e deve possuir buracos para a tacada da bola. O mais divertido é quando você tem obstáculos, como a distância e curvas. O campo oficial de minigolfe possui de 9 a 18 buracos (como o esporte de origem), mas existem estabelecimentos menores ou maiores, com 6, 12 e até mesmo 21 buracos, tudo dependendo da disponibilidade de espaço. No condomínio clube Califórnia, nosso minigolfe possui 6 buracos.

Versátil como ele é, para alguns o minigolfe é um esporte, enquanto para outros, é uma divertida opção de lazer. Para as competições, a Federação Internacional de Minigolfe utiliza três variantes do Minigolfe, com 18 pistas variando de 6,25m de comprimento até 12m.

O jogo não exige muitos acessórios dos indivíduos, além do campo, as únicas peças de equipamento que os jogadores precisam é de um taco e de uma bola de golfe.

As bolas de Minigolfe são fabricadas em plástico PVC ou borracha artificial. Ao contrário do golfe em que se joga com uma bola e vários tacos, no Minigolfe, joga-se com várias bolas e um só taco (Putter). As bolas são em geral aprovadas pela Federação Internacional e têm diâmetros entre 37 a 43 mm.

Existem duas maneiras de segurar o taco ilustradas abaixo.  O taco deve ficar ­­posicionado no meio das pernas, devendo os pés estarem afastados ligeiramente. Sempre que se queira apontar para uma determinada posição, o corpo deve ter sempre esta posição base.

Atente-se também à maneira de posicionar a base do taco em relação à bola, como ilustrado abaixo. O taco parece uma letra L, e você deve segurá-lo de forma que ele fique na mesma posição da letra. A primeira figura é a única que mostra a forma correta de posicionar o taco numa pista de Minigolfe. Quanto à tacada é fundamental que se treine a mesma com vários tipos de força e de colocação da bola num local específico para você pegar o jeito. Ao praticar você será capaz de perceber que, para atingir a distância necessária, será necessário um balanço mais ou menos intenso do taco.     

Regras do Jogo

O objetivo do Minigolfe é realizar o menor número de tacadas possíveis para preencher todos os buracos. Para ficar interessante, considerem a distância mínima de um metro em relação ao buraco, mas tome cuidado para não perdê-la ou joga-la na água. E para evitar discussão entre os competidores, chame sempre um amigo para ser o árbitro.

Dicas de um especialista

E para você que já está ansioso para usar o campo de MiniGolf do condomínio, preparamos um vídeo para você já chegar sabendo o que fazer pra se divertir com sua família e amigos da forma correta. Preparamos um vídeo com o proprietário do Ária Verde onde ele ensina como jogar MiniGolf e como contabilizar os pontos.

Gaiola Driving Rage

Uma boa partida de golfe sempre começa na área de prática. Um driving range é uma área onde os golfistas podem praticar o seu swing de golfe. Também pode ser uma atividade recreativa para golfistas amadores ou quando o campo principal não está disponível. Muitos campos de golfe têm um driving range em anexo e também são encontrados como instalações autônomas.

Comments are closed.

Veja também