Outubro Rosa é uma campanha anual realizada mundialmente em outubro, com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama.

LYX faz doação em ação Doar é Amar

Visando promover a conscientização da campanha Outubro Rosa e auxiliar pacientes oncológicas, no mês de outubro a Lyx participou da ação Doar é Amar com a ONG EVA. Para receber a Lyx, a ONG realizou um dia inteiro de atividades, com palestra de higiene bucal, oficina de artesanato, oficina de plantio de suculenta e oficina de corte e costura. Nesse dia, A Lyx, realizou a doação de 60 cestas básicas, 40 kits de higiene e 4 fardos de roupas para as mulheres que participam da cooperativa.

A campanha dá continuidade ao projeto voluntário da Lyx “Doar é amar”, iniciada em 2019, que visa auxiliar instituições carentes na Região Metropolitana de Curitiba. Esse ano a organização beneficiada foi a EVA, uma organização sem fins lucrativos que existe para ajudar o paciente com câncer a viver melhor por meio de projetos e ações de qualidade. A mobilização aconteceu no dia 15 de outubro na sede da ONG, em Araucária.

Nos anos anteriores a construtora selecionou outras instituições para fazer as doações e nesse ano optamos por fazer essa mobilização no mês de conscientização sobre o câncer de mama, o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo.

Para conhecer outros projetos de voluntariado da Lyx, clique aqui!

Veja o vídeo e confira como foi esse dia incrível em que a Lyx esteve com a ONG EVA!

ONG EVA

A EVA Espaço Vida Araucária, é uma organização sem fins lucrativos que existe para ajudar o paciente com câncer a viver melhor por meio de projetos, ações e palestras sobre o câncer, acompanhamento das pacientes oncológicas e seus familiares, arrecadação e doação de mantimentos, roupas, produtos de higiene e necessidades básicas. Além dos cursos e workshops de costura, artesanato, crochê, pintura em tecido e entre outros que são ministrados. Todos os materiais vendidos através da cooperativa, é convertido para as mulheres da ONG.

Você sabe como o Outubro Rosa surgiu?

O Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

O que é o câncer de mama?

O câncer de mama, conhecido também como carcinoma da mama, consiste no crescimento desornado e rápido das células mamárias, resultando em um tumor maligno que ataca o tecido mamário e é um dos tipos mais comuns, segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA. Ele se desenvolve quando ocorre uma alteração de apenas alguns trechos das moléculas de DNA, causando uma multiplicação das células anormais que geram o cisto.

O câncer de mama é o de maior incidência entre as mulheres brasileiras, representando 25% dos casos de câncer na população feminina de acordo com o Instituto Nacional de Câncer – INCA. No mundo, a doença causa 1,38 milhão de novos casos a cada ano, o que justifica a importância de iniciativas como o Outubro Rosa.

Previna-se

Segundo o Instituto Oncoguia, diagnosticar o câncer precocemente aumenta significantemente as chances de cura, 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura. Por isso, a mamografia é imprescindível, sendo o principal método para o rastreamento da doença.

A mamografia consiste em um exame radiológico para avaliação das mamas. Ela é realizada com um aparelho de raio-X chamado de mamógrafo. O exame permite identificar lesões benignas e câncer, mesmo quando ele se apresenta como calcificações ou nódulos.

Um estudo intitulado Swedish Two-County Trial of mammographic screening que analisou 133.065 casos de mulheres com câncer de mama durante quase três décadas relevou que a realização regular da mamografia pode reduzir em 30% as mortes do câncer de mama.

A indicação do próprio Inca e do Ministério da Saúde é que mulheres entre 50 e 69 anos realizem a mamografia de rastreamento a cada dois anos. A Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda que o exame seja feito anualmente a partir dos 40 anos de idade.

No caso de mulheres com histórico familiar de câncer de mama, considerando as parentes de primeiro grau como mãe, irmãs, tias e avós, o exame deve começar a ser realizada mais cedo.

O auto-exame previne a doença?

O exame das mamas realizado pela própria mulher, apalpando os seios, ajuda no conhecimento do próprio corpo, entretanto, esse exame não substitui o exame clínico das mamas realizado por um profissional de saúde treinado. Caso a mulher observe alguma alteração deve procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo de sua residência. Mesmo que não encontre nenhuma alteração no auto-exame, as mamas devem ser examinadas uma vez por ano por um profissional de saúde!

Comments are closed.

Veja também