Sabemos que na hora de escolher os móveis para apartamento pequeno é essencial não errar e saber otimizar o máximo possível o espaço.

Com isso, trouxemos algumas dicas para aproveitar ao máximo o espaço da sua casa e fazer as escolhas certas para cada comôdo do seu lar!

Faça a análise real do seu espaço

Faça uma análise do espaço disponível, anote tudo, isso será fundamental na hora da compra. Responda as questões:

  • Quais as medidas de cada cômodo?
  • Qual o espaço disponível para circulação?
  • Quantas pessoas moram no local?

Parece óbvio, mas um erro de cálculo pode resultar em um ambiente “apertado” e feio. O bom aproveitamento do espaço é a peça fundamental para uma decoração funcional. Portanto, lembre-se que além da metragem é necessário calcular o espaço de circulação para escolher os móveis para seu apartamento.

Busque por opções diferentes

Se um sofá gigante for atrapalhar toda vez que você entrar na sala, um sofá retrátil pode ser a solução. Ao invés de mesa de centro, mesa de canto, ou até mesmo um belo aparador, que pode servir para várias funções.

Para um quarto pequeno, você pode optar por uma cama tamanho Queen, intermediária entre Casal e King. Não cabe uma mesinha de cabeceira? Nichos e luminárias na parede podem resolver o problema.

Cama box com baú, cama com gavetas ou armários embutidos são também uma ótima opção para guardar roupas de cama, sapatos e o que mais você precisar. Lembre-se, saber aproveitar todos os cantos é fundamental.

Pense no seu dia-a-dia na hora de escolher os móveis para seu apartamento

Ao escolher móveis para o seu apartamento, leve em consideração o dia a dia da sua família. Principalmente se a casa possui crianças, porque, é preciso ter certos cuidados com relação à segurança. Saiba que não adianta ter móveis bonitos, se não forem seguros.

Outro ponto a ser levado em conta é o comportamento das pessoas da sua casa. Analise se é preciso ter determinados móveis que, de fato, serão utilizados com frequência pelos moradores. Por exemplo: sua família costuma beber socialmente todos os dias? Será preciso ter um bar no seu apartamento? Ou será necessário ter um rack na sala de estar?

Além disso, ao escolher os móveis, verifique se não há nenhum comprometimento da área, como uma mesa de jantar gigante ou um sofá enorme, etc. Sobretudo, o mais importante nos locais pequenos é a proporcionalidade e funcionalidade que os móveis vão oferecer para sua família no dia a dia.

Aposte em espaço integrado

Uma solução bacana na hora de escolher os móveis para seu apartamento é aproveitar bem os espaços. Para isso, escolha móveis que proporcionem uma dinâmica entre a sala de estar e sala de jantar, e até mesmo com a cozinha.

Procure itens mais compactos, práticos e confortáveis. Escolha móveis que unifiquem os ambientes, além de permitir acomodar mais pessoas no cômodo. A opção é ter uma mobília que integre a sala de estar com a sala de jantar, ou até mesmo ter o home office no quarto, entre outros.

Outro ponto importante, analise se cada móvel está cumprindo com seu papel dentro da casa. Por isso, posicione cada mobília de maneira estratégica para criar ambientes diferentes no mesmo local.

Então, opte por móveis que sejam multiuso, os famosos 2 em 1. Um exemplo claro são os pufes e baús, que podem ser utilizados como mais um assento na mesa de jantar ou acomodar mais uma pessoa na sala de estar. Além disso, você pode guardar o que precisar nos baús.

Faça uma lista 

Depois de descobrir qual espaço disponível, comece a listar os móveis maiores e fundamentais como: sofá, cama, guarda-roupa, armários, etc.

Depois disso, pense nas peças complementares, os itens e acessórios de decoração, como: espelhos, quadros, prateleiras, nichos, etc. Assim, fica mais fácil você definir as prioridades e o que usar nos lugares que sobrarem. Por fim, não se esqueça de considerar os locais de circulação.

Opte por móveis multifuncionais

A multifuncionalidade dos móveis é essencial para que ambientes pequenos se tornem práticos. Um espaço enxuto tem que ser multifuncional e privilegiar os locais que você e sua família mais utilizam. Não adianta investir muito nos quartos, sendo que você e sua família ficam 90% do tempo na sala de estar e cozinha, por exemplo.

Além disso, aproveite os móveis que desempenham mais de uma função e integrem ao máximo os recintos. Só para ilustrar, um banco serve como assento na sala de jantar ou para as pessoas integrarem na sala de TV. Já os pufes podem ficar debaixo da rack ou nicho de TV, outra hora eles acrescentam mais lugares à mesa de jantar.

Assim, ao dar mais de uma função ao mesmo móvel, diminui a quantidade de peças no cômodo, proporcionando mais leveza e espaço livre para circulação. Por fim, o mais importante é conseguir extrair todas as possibilidades de ter ambientes multifuncionais no seu apartamento pequeno.

Utilize os espaços aéreos

É preciso ter muito jogo de cintura para tornar funcional um apartamento pequeno. Para isso, ocupe ao máximo as regiões superiores dos ambientes, como: armários, prateleiras, ganchos, suporte e nichos. Lembre-se que para ter um local funcional, a organização é fundamental.

Então, para deixar tudo em ordem, utilize caixas organizadoras e cestos. Além de acomodarem bem tudo o que você precisa guardar, dão um toque de personalidade ao local. Eles são ótimos para arrumar as louças na cozinha, livros, toalhas, cobertas, produtos de higiene no banheiro, materiais de limpeza na lavanderia, etc.

Aqui você pode

E conte com a Lyx para a compra do seu apê! Agende uma visita em um de nossos plantões que te ajudaremos a dar início á conquista da tão sonhada casa própria.

2 comentários

  1. Vilma Aparecida da Silva pires 18 de janeiro de 2023 às 21:27

    Adorei as dicas, muito obrigada 🙂

    Responder
    • Construtora Lyx 25 de janeiro de 2023 às 16:21

      Que bom que gostou Vilma, estaremos trazendo mais conteúdos como esse!

      Responder

Deixe seu comentário

Veja também